Elaboração do Mapa De Riscos: O que é e como elaborar? Salvador
- BNS ENGENHARIA

- 3 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2024
As indústrias são divididas em diversos setores produtivos que agrupam recursos humanos, máquinas, equipamentos, materiais, atividades e ferramentas por processos de fabricação ou produtos. E, em cada ambiente de trabalho estão distribuídos os trabalhadores e definidas as suas atividades e, por consequência, expostos a diferentes fatores ou perigos que caracterizam os riscos ocupacionais.
A exposição aos fatores de risco demanda dos profissionais da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) o levantamento preliminar dos riscos para elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), assim como, estabelecer medidas ou ações de prevenção dos riscos ocupacionais. E, quando se trata de prevenção na SST, todos os riscos devem ser identificados e tratados, e para auxiliar na prevenção nós temos o Mapa de Riscos.
É necessário que todos os trabalhadores inseridos nos ambientes de trabalho conheçam bem as suas funções, procedimentos de SST, os níveis de exposição aos riscos ocupacionais e as medidas de controle. Isto é, os trabalhadores, além das atividades que desempenham nos setores onde estão inseridos devem saber bem a quais riscos estão expostos e como preveni-los.
Entre as práticas que os profissionais da área de SST podem usar para identificar os riscos ocupacionais e associar com o ambiente de trabalho ou layout da indústria é o Mapa de Riscos. É uma prática que ajuda a construir uma gestão mais proativa de SST e estabelecer uma comunicação padronizada sobre os fatores de riscos e níveis de exposição dos trabalhadores.
O Mapa de Riscos é crucial para um ambiente de trabalho seguro, prevenir acidentes de trabalho, visualizar as situações ou pontos de perigo e caracterizar o tipo de risco, entre outras vantagens, e é por isso que vamos abordar o tema, confira a seguir.
O que é o mapa de riscos?
Em diversos ambientes de trabalho provavelmente você já viu um Mapa de Riscos, pois eles devem ficar bem visíveis nas empresas, tanto para visitantes, quanto para os trabalhadores ou qualquer pessoa que circula ou frequenta um determinado ambiente de trabalho.
O Mapa de Riscos nada mais é do que uma planta baixa (layout) de todos os setores da empresa, separando ambientes de trabalho, ambientes de uso coletivo e individuais, restritos, corredores e instalações nas quais é destacado e registrado por meio de círculos de cores os tipos de riscos (físico, químico, biológico, ergonômico e/ou mecânico) presentes e sua intensidade ou nível de exposição, por exemplo, nível elevado, médio ou leve.
O objetivo do Mapa de Riscos é transmitir de maneira clara para todos, onde, quais são e qual a intensidade dos riscos presentes em cada setor da empresa, para isso tem uma linguagem simples e padronizada e deve ficar visível a todos.
O Mapa de Riscos irá contribuir no processo de eliminação ou controle dos riscos ocupacionais, assim como, a localização das áreas com os níveis de exposição mais elevados detectados no ambiente de trabalho. Informações que ajudam a prevenir acidentes de trabalho e, consequentemente, custos acidentários, fiscalizações do
trabalho, paradas de máquinas, entre outras vantagens.
Ele é obrigatório?
Sim, a NR 05 determina que o Mapa de Riscos deve ser elaborado para qualquer empresa que tenha ambientes que forneçam riscos à trabalhadores e à visitantes.
Além de sua elaboração ser obrigatória, é obrigatório também que ele fique em um local que seja visível para todos, sejam funcionários ou visitantes também. Neste caso, é recomendado que o Mapa de Riscos fique visível nos corredores, entrada dos ambientes de trabalho, refeitório ou locais com ampla circulação de trabalhadores.
Premissas
Empresas e organizações sem CIPA podem optar por contratar uma empresa especializada em saúde e segurança do trabalho para elaborar um Mapa de Riscos.
O Mapa de Riscos deve ser realizado a cada um ano quando é renovada a CIPA e a implantação das medidas preventivas para eliminar os riscos identificados devem ser garantidas pelas empresas. Informações que devem estar alinhadas com o PGR e com as informações transmitidas no eSocial.
Só não pode deixar de ter este documento. A NR-1 prevê multas para empresas que descumprirem alguma norma regulamentadora, inclusive a NR-5, que trata do Mapa de Riscos. Onsafety
Entre em contato para orçamento.









Comentários