Mapa de Risco na construção - Salvador
- BNS ENGENHARIA
- 1 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Você sabe o que é um Mapa de Risco? Essa ferramenta visual vem sendo utilizada há muitos anos pelas construtoras para comunicar aos trabalhadores os principais riscos de natureza física, química, biológica e ergonômica, além dos riscos de acidentes em um canteiro de obras.

Embora, desde 2022, as construtoras não sejam mais obrigadas a adotá-los como meio de informação sobre riscos no ambiente de trabalho – uma das novidades introduzidas pela NR 5 atualizada, que trata do tema –, continua sendo muito importante conhecer a ferramenta saber em que situações seu uso continua sendo recomendável.
Isso porque o mapa de risco é mais do que uma representação gráfica: é o resultado de uma reflexão ativa dos trabalhadores sobre os perigos existentes no local de trabalho. Para contribuir com sua elaboração, ele precisará pensar sobre questões importantes relativas à segurança no canteiro de obras.
Juntamente com outras iniciativas, como o Diálogo Diário de Segurança (DDS), os mapas de risco ajudam a reduzir o número de acidentes de trabalho no setor, que segundo levantamento da Câmara Brasileira da Construção Civil, ocupa a sexta posição em comparação com outros setores da economia brasileira.
Veja a seguir um conteúdo completo e atualizado que preparamos sobre o assunto.
O que é um Mapa de Risco?
O propósito principal do Mapa de Risco na Construção Civil é proteger o trabalhador e garantir a segurança do trabalho no canteiro de obras.
Um Mapa de Risco apresenta, em uma planta ou esboço do espaço de trabalho, a localização e a natureza dos fatores que possam comprometer a saúde ou a integridade física dos trabalhadores dentro do ambiente laboral.
Esses elementos são indicados com círculos de diferentes cores – que representam o tipo de risco – e tamanhos – que representam o grau de risco.
Estes fatores relacionados podem estar ligados a processos de trabalho, equipamentos demandados e até mesmo questões organizacionais, como métodos, jornada, treinamento, turnos, entre outros aspectos analisados.
Quem inventou o mapa de risco?
O Mapa de Risco foi criado na década de 1960 por engenheiros italianos. No entanto, levou algum tempo de validação até que se tornasse um instrumento amplamente utilizado para garantir a segurança dos trabalhos na Construção Civil.
No Brasil, o mapa só começou a ser aplicado nas empresas por volta dos últimos anos da década de 1970, quando o país passou por um momento de aceleração industrial e, consequentemente, registrou alta no número de acidentes de trabalho.
Entre em contato para orçamento e mais informações.
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Bonifácio Neves de Souza
Comentários